top of page
InShot_20220503-1651598560153 (1)-min.gif

ATO V:
OS CENTROS
DE PESQUISA

Produção de conhecimento

Conheça os centros de pesquisa científica do Instituto,  que atuam em conjunto e articulam o conhecimento entre si. Clique nas imagens para ler as informações completas.

Parceria para transferência tecnológica: Sanofi-pasteur

Foi por meio de uma parceria para a transferência tecnológica com a Sanofi-Pasteur, em 2002, que o Instituto Butantan passou a produzir a vacina contra a Influenza.

 

O processo de transferência de tecnologia iniciou-se em 1999 e foi realizado em etapas. No acordo, a Sanofi-Pasteur encarregou-se de supervisionar o projeto da planta da fábrica de produção da vacina, sua construção e validação, seleção dos equipamentos e treinamento da equipe.

 

Um projeto de transferência de tecnologia vai além de transferir apenas o produto. O acordo também inclui todo o aparato tecnológico e o conhecimento envolvido para a garantia da eficácia, qualidade e segurança do produto, permitindo independência tecnológica para quem adquire a plataforma.

 

A utilização dessa estratégia pelo Butantan fez o Brasil se tornar independente na produção da vacina contra a influenza.

Cartaz de informação sobre a gripe. Há ilustrações de pessoas. Um médico ilustrado aponta para um quadrado que define o que é a gripe, abaixo, há as formas de transmissão também ilustradas e os primeiros cuidados. Ao final, um pequeno parágrafo de formas de se defender contra a gripe.
Cartaz que anuncia a campanha de vacinação contra a gripe, com uma ilustração de um homem idoso contra o vento. Ele usa chapéu, que aparece voando, cachecol, camisa, regata branca, cinto preto, calça marrom e tênis azul. Tem bigode cinza e é careca. O cartaz anuncia a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais e tem o slogan "Leve a vida numa boa, proteja-se contra a gripe!". Ao final, orienta a procura por um posto de saúde e diz que a vacina é gratuita.
Cartaz de vacinação contra a gripe e o tétano. A imagem que ilustra é uma fotografia de uma criança beijando  o braço de um idoso, dando a entender que se trata da relação de uma neta com seu avô. A mensagem é de procura por um posto de saúde, dizendo que a vacina é de graça.
Cartaz descritivo da Secretaria da Saúde Pública e Assistência Social orientando a prevenção contra a gripe, com o título "Defenda-se da gripe". A peça foi produzida pela Seção de Propaganda e Educação Sanitária. Há pequenas ilustrações em vermelho, entre as frases, que ilustram o que deve ser evitado: abraços, aperto de mão, espirrar em público. O cartaz também descreve os sintomas e orienta isolamento e contato médico caso a pessoa se sinta mal.

Legendas:

Cartaz de campanha de saúde: Gripe. Cor.

Acervo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas / Instituto Butantan

Cartaz de campanha de saúde: Campanha de Vacinação contra a gripe para pessoas com 60 anos ou
mais. COVISA. SUS. Prefeitura da Cidade de São Paulo. Secretaria da Saúde. Cor.

Acervo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas / Instituto Butantan

Cartaz de campanha de saúde: Vacine-se contra a gripe e o tétano. Secretaria Estadual e Municipal de
Saúde. Ministério da Saúde. Governo Federal - Trabalhando em todo o Brasil. Cor.

Acervo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas / Instituto Butantan

Cartaz de campanha de saúde: Defenda-se da Gripe. Secretaria de Saúde Pública e Assistência Social.
Secção de Propaganda e Educação Sanitária. Departamento de Saúde do Estado de São Paulo. Cor.

Acervo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas / Instituto Butantan

Cada vez mais consolidado como produtor de imunobiológicos, o Instituto enfrentou em 2020, um dos momentos mais desafiadores transformadores 

na história da saúde pública brasileira: a pandemia do coronavírus. 

bottom of page